Pular para o conteúdo principal

#XícaraVIP - 08 - Chega mais, Millôr!

De uma boa crônica, quem não gosta?

PIF-PAF| O CRUZEIRO | 1954 | MILLÔR FERNANDES

Conto Relâmpago Sujeito A Chuvas e Trovoadas: Tudo é Convenção!


E, como chovia, a tristeza da chuva caiu sobre a tristeza do ambiente já de si tristíssimo e os homens calaram-se todos. A pequena enfermaria do hospital ficou silenciosa, até que um dos cinco doentes propôs: "Podíamos jogar um pôquerzinho - hem? Vocês tem dinheiro?" Os outros tinham e resolveram jogar. Chamaram a velha enfermeira, que se aproximou cheia de saúde e sedução (1), e pediram: "Será que você arranja um baralho por aí, filha?" Ela foi e voltou dizendo que não tinha. Pensava que tinha, mas não tinha. E o tédio se abateu de novo sobre os doentes, até que um deles se lembrou: "Olhe aqui, filha, você não tem aquele montão de fichas velhas que você ia botar fora?" A enfermeira foi lá dentro e trouxe todas as velhas fichas de anotações do estado dos doentes. Os homens pegaram 52 e começaram a jogar o pôquer, depois de convencionarem o valor de cada ficha correspondente às cartas normais do baralho. 
E isso lhes fez muito bem à saúde e evitou a depressão que lhes vinha minando  a alma. Pois quando o médico chegou para examiná-los, encontrou-os todos bem dispostos e contentes. Um dizia: "estou com duas lesões no coração e duas úlceras no duodeno". "Perdeu!" - ria felicíssimo o outro. - "Eu tenho duas cataratas e três hemoptises". "Perderam os dois" - dizia o último - "Eu tenho um cancer no reto". 
MORAL - Há males que vêm para o bem.
(1) Puro efeito de contraste.


Comentários

MAIS LIDAS

Sobre fanfics 'oneshot' .

Comecei a ler fanfiction aos meus treze anos de idade, na época em que ainda existia no orkut (céus, como você é velha) aquelas comunidades de "Web Novelas". Iniciei as leituras virtuais com as tais web novelas, que na minha opinião atual eram um pé no saco, pois a plataforma do orkut não permitia uma postagem em página única. As autoras postavam os capítulos através de comentários nos fóruns. Logo, ocorria uma mistura infinita de capítulos da história com comentários de leitoras. Tudo dentro de um mesmo fórum.  Enfim... Quem viveu saberá do que estamos falando aqui, e tchananãn.

Criaram por fim, as fanfictions (ficções de fã) que eram postadas em sites de hospedagem de página HTML, como por exemplo, o vilabol e geocities (R.I.P).  Foi um achado, gente!  Porque você escrevia sua história toda, criptografava em HTML, e a história ficava no padrão atual de postagem. Ah! E havia a possibilidade de ser interativa, o que na época era um babado! Assim que encerraram a disponibili…