04 março, 2015

Sobre fanfics 'oneshot' .

Comecei a ler fanfiction aos meus treze anos de idade, na época em que ainda existia no orkut (céus, como você é velha) aquelas comunidades de "Web Novelas". Iniciei as leituras virtuais com as tais web novelas, que na minha opinião atual eram um pé no saco, pois a plataforma do orkut não permitia uma postagem em página única. As autoras postavam os capítulos através de comentários nos fóruns. Logo, ocorria uma mistura infinita de capítulos da história com comentários de leitoras. Tudo dentro de um mesmo fórum. 
Enfim... Quem viveu saberá do que estamos falando aqui, e tchananãn

Criaram por fim, as fanfictions (ficções de fã) que eram postadas em sites de hospedagem de página HTML, como por exemplo, o vilabol e geocities (R.I.P)
Foi um achado, gente! 
Porque você escrevia sua história toda, criptografava em HTML, e a história ficava no padrão atual de postagem. Ah! E havia a possibilidade de ser interativa, o que na época era um babado!
Assim que encerraram a disponibilidade do geocities e vilabol, sites específicos de hospedagem de histórias cresceram. E hoje, cá estamos com uma vastidão de possibilidades.

Bem, após esta pequena "aula de história da criação das fanfics", vamos ao que interessa: fanfics oneshots.

Fanfics Oneshots consistem em um conto de, um capítulo apenas. Oneshot é um termo que remete à tradução "capítulo único" e é uma forma de classificação de fics.
O que eu mais gosto e menos gosto nesse estilo é que, uma oneshot bem escrita deixa um gostinho de quero mais. E isso pode ser um problema, se a autora não tiver interesse de continuar em uma longfic¹, pois todo leitor sabe quão torturante é o fim de uma história.

Mas por quê escrever uma oneshot
Geralmente a intenção é de publicar um conto, no qual, a inspiração veio de uma coisa mínima resultando em uma cena, uma lembrança, um sentimento. Enfim... Para você que começa a escrever e não consegue desenvolver muitos elementos, logo vem o bloqueio criativo entre outros... Tente transformar em uma oneshot
O bacana é que, este tipo de fic não exige muita firula, e contextos extensos. Acho uma excelente alternativa para quem não consegue escrever muito tempo a mesma história ou para quem não consegue ir à diante, não exige muitos elementos gramáticos e literais, e uma ideia bastante válida para quem gostaria de começar no mundo das autorias.

Em contrapartida escrever uma oneshot não permite o "descaso literário", aliás, escrever é uma arte (ou chame como quiser) que exige esmero. Por isso, revisões são necessárias. 
O vocabulário padrão ou coloquial sempre bem utilizados. Se desejar algo mais despojado, o colóquio é indicado principalmente para dar um ar de prosa. E a grande maioria das fics apresentam vocábulo coloquial, até mesmo por conterem muitos diálogos. 
Estude bem os elementos e modos de narração. Evite erros de iniciar como, por exemplo, um narrador que apenas observa daí no desenvolvimento ele passa a ser um narrador que observa e age, e no fim seja um narrador personagem. Senão terá um conto confuso e cansativo.
Portanto a dica de sempre é: carinho, estudo e atenção.
De resto deixe a imaginação fluir, e bons contos!

¹longfic: contrário da oneshot, é o estilo de fiction longa.

Indicações de bons sites que sigo, para leitura de todos gêneros de fanfiction: Fanfic Obsession e All Time Fics.