07 agosto, 2012

Estudar Moda? Onde? Como? E agora?

Eu realmente estou em um período nostálgico aqui. Relendo meu blog antigo, do qual ainda trabalhava em equipe, encontrei alguns posts interessantes. Enfim, irei re-postá-los porém, aqui no "Meu Tudo e Um Pouco Mais." (Sim, mudei o nome do blog ><')

Indo direto ao assunto, fiz uma matéria completa sobre "Estudos de Moda" visando esclarecer as possíveis dúvidas de quem está pensando em se profissionalizar nesse mercado.

MODA
   Moda é um assunto interminável, está em todas as épocas, para todos estilos, diferenças, individualidades. A moda é muito peculiar. Há um grande contigente de pessoas, entre eles a maioria adolescentes, que pretendem estudar moda. Mas onde estudar? Como é o estudo sobre moda? E principalmente, quanto desembolsar para atingir um curso de moda?
   Bem, desde já, certifiquem-se de que não é fácil.O preço de um curso superior de moda, depende muito da instituição. Realmente não consegui uma informação precisa de preço, aconselho que procurem, de acordo com a universidade em que pretendem estudar.
   As cidades modelo mundial de moda são, Paris e Milão. E claro, para um estudante de moda, conseguir um curso nesses lugares é praticamente um grande sonho. 
   O que diferencia e individualiza um profissional de moda, além da criatividade,bom gosto,e conhecimento é a capacitação dele na área. As melhores instituições de ensino sobre moda, estão justamente nas cidades modelo.
   Uma das melhores universidades de moda do mundo, é a Esmod, situada em Paris, porém existe uma gama de convênios dessa instituição no mundo, inclusive, aqui no Brasil, no Senac de São Paulo.
   Outra grande universidade, está em Milão, a Up to Date. Essas são as mais requisitadas quando se fala em "Eu quero estudar moda!".
   Visando que você seja um estudante brasileiro que ainda não tem capital suficiente para intercâmbio nessas universidades, podemos analisar o estudo modístico no Brasil.
   Ao contrário do que ocorria há épocas passadas aqui no país, hoje o nosso curso de moda, não é ruim. Pelo contrário, são a níveis internacionais, e até surpreendem. O centro da moda do país, São Paulo, tem como uma ótima universidade, a Universidade Anhembi Morumbi. 
   No Brasil, o mercado de moda, atinge 4% do PIB, sem falar na imensa quantia investida na industrialização e modernização desse mercado. 
   O curso de moda dura cerca de 4 anos, com 70% de aulas práticas, o estudante deve ter boa percepção de tendências, bom gosto, criatividade, e olhar crítico-profissional.

  Algumas exigências do mercado de moda:
   Para a maioria das carreiras, um bom curso de moda acompanhado de uma especialização preparam o profissional para o mercado. As exceções são:
- modelo/ manequim: exige do candidato características físicas (peso, altura e beleza ou aparência exuberante), curso de modelo e parceria com uma boa agência;
- agente de modelo: deve ter olho clínico e conhecimentos de moda, marketing e relações públicas;
- editor de moda: deve ser formado em jornalismo, além de moda;
- fotógrafo: não precisa ter formação em moda, mas deve fazer muitos cursos de fotografia e de iluminação para fazer um bom trabalho. Outra boa opção é trabalhar como assistente de fotógrafos já consagrados para adquirir experiência. 

   Alguns cursos da Academia Brasileira de Arte :
Cursos: Técnico de Moda e Estilismo – 2 anos
Design de Moda – 1 ano e meio
História do Vestuário e da Moda – 20 horas
Computação Gráfica aplicada à Moda – 40 horas
Modelagem e Costura – 60 horas
Tecnologia têxtil – 20 horas
Noções de Mercadologia – 16 horas
Design Têxtil – 3 meses

Lugares de São Paulo para estudo de moda: 

Brooklin: Avenida Santo Amaro, 3.454 – Telefone: 1138811200 – São Paulo – SP
Alphaville: Alameda Araguaia 1.443 – Telefone: 11 41959922 – Barueri – SP
Vila Mariana :Rua Domingos de Morais, 2.267 - Tel. 11 3564 2696 – São Paulo – SP
Tatuapé: Rua Serra do Japi, 965 –  Telefone: 11 2093 0112 – São Paulo – SP
Pinheiros: Rua Amália de Noronha, 99 -Telefone: 3081 5180 – São Paulo – SP


   Onde estudar ?
São muitas universidades no país, por isso linkei dois excelentíssimos sites de escolas de moda, neles o estudante tem mais informações, além de telefones e endereços. 

   Enfim, o intercâmbio para estudar moda, é uma excelente escolha, mas no Brasil, existe um ótimo amadurecimento desse campo e vale a pena se profissionalizar aqui, porém nada impede uma maior capacitação e estudos fora do país. 
Espero ter ajudado, até mais, 

Por, Raay ;*